De Pamplona a Estella.


Hoje comecei meu pedal cantando "Gracias a la vida que me ha dado tanto" de Mercedes Sosa. E é pura verdade! Abaixo vista de Pamplona ao fundo depois do início da subida para El Monte Del Perdón.
O dia estava lindo com o sol forte e intenso. Mesmo com o vento que acompanhava toda está costa com a presença dos moinhos, o desgaste era grande.
Mas a subida vale a pena. O monumento aos peregrinos é impressionante!
Em uma das esculturas está escrito: "onde se cruza o caminho do vento com o caminho das estrelas!"
Depois de uma descida radical, segui até a pequena Muruzabal, alguns quilômetros fora do caminho para visitar a Ermita de Santa Maria de Eunate.
Preciosa Igreja Romana com formato octagonal cheia de história e estórias. Segundo um vídeo que vi sobre os "sentidos ocultos do caminho", dizia que deve-se caminhar descalço pelas pedras chatas e redondas colocadas em pé ao seu redor. Seria uma forma de se sentir mais próximo do caminho. Na dúvida:
  Só sei que é dolorido caminhar assim...
Após seguir pelo ponto onde se encontram o caminho Francês com o Aragonês, cheguei a Puente La Reina e lá encontrei novamente os ciclistas Italianos.  Já tinha encontrado com eles na Ermita de Eunate, onde fizemos juntos o ritual da caminhada pelas pedras ao redor da Ermita.
Esta é a Puente de la Reina. Linda!
O sol estava cada vez mais forte, o que acabou fazendo o nível do pedal de médio para baixo, para pesado depois do almoço. Segui pelo caminho onde pode-se ver resquícios de calçadas, pontes e muros romanos.
Depois de 55 Km e 5:20 de pedal cheguei a Estella. Que bom! Feliz por ter finalizado esta etapa.

Comentários

  1. Linda paisagem, magnífica sua descrição do caminho. Tô me emocionando junto.com vocês.

    ResponderExcluir
  2. Linda paisagem, magnífica sua descrição do caminho. Tô me emocionando junto.com vocês. bj Siglia

    ResponderExcluir
  3. A cada dia essa viagem fica melhor. E graças também a sua perfeita narração. Bjs, tenho mais um excelente ida hoje. Já anciosa com as imagens e descrições amanhã.

    ResponderExcluir
  4. Renatinha, o caminho está maravilhoso. Será que eu aguentaria? Acho que não.

    ResponderExcluir
  5. Está nos proporcionando uma linda viagem!!! Força aí...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigado por comentar.
Fiquem de olho nos próximos roteiros.